Bem estarMaria do Carmo

Chá verde ajuda (mesmo) a emagrecer? Especialistas respondem

Spread the love

Que o chá verde tem muitos benefícios já todo mundo sabe. Mas será que ajuda mesmo a emagrecer? Recentemente, a edição britânica da revista Women’s Health, esclareceu a dúvida consultando estudos e especialistas em alimentação e exercício.

“O chá verde atua aumentando levemente o metabolismo e queimando preferencialmente a gordura”, explica Carrie Ruxton, dietista doutorada em nutrição infantil e colaboradora do Tea Advisory Panel. “Acredita-se que estes efeitos se devem ao elevado nível de catequinas, principalmente EGCG, que é um potente antioxidante e ajuda a perder peso através da termogênese, um processo de produção de calor no corpo”, acrescenta.

Além disto, contém alguma cafeína, característica que estimula a oxidação lipídica, mais conhecida como a queima de gordura, e melhora o desempenho ao fazer exercício físico, explica.

Mas ajuda a queimar a gordura abdominal? É um mito. O chá verde não consegue atingir áreas específicas do corpo apesar de algumas investigações terem demonstrado que pode ajudar na perda de peso e reduzir o IMC (índice de massa corporal).

David Wiener, especialista em formação da Freeletics, explica que para emagrecer e queimar gordura, “o seu corpo tem primeiro de a decompor e de a transportar para a sua corrente sanguínea” e os compostos do chá verde ajudam reforçando os efeitos de certos hormônios como a norepinefrina (noradrenalina).

Já uma análise, feita em 2012, concluiu que o chá verde ajudou indivíduos com excesso de peso ou obesas a emagrecer. Infelizmente não é um fato “estatisticamente não significativo”. Mais tarde, em 2020, outro estudo analisou esta relação, com o mesmo tipo de grupo e o resultado foi positivo, já que o chá verde ajudou a emagrecer cerca de dois quilos ao longo de 12 semanas.

Por isso, os investigadores, citados na revista, sugeriram que “o uso de chá verde pode ser combinado com uma dieta equilibrada e saudável e exercício físico regular no tratamento de pacientes obesos”.

Comentando os resultados, Carrie Ruxton afirma que se trata de uma “redução modesta”, e afirma que “o chá verde funciona melhor quando combinado com uma alimentação saudável e porções de tamanho razoável”.

 

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo