Política

Braga Netto atua para ser escolhido por Bolsonaro como candidato no Rio

Spread the love

O ex-ministro Walter Braga Netto se movimenta para ser escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro na eleição de 2024. O militar foi vice de Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado.

Antes resistente em encabeçar uma campanha eleitoral, o general reformado se aproxima cada vez mais de deputados bolsonaristas que insuflam sua campanha. A decisão, porém, só deve ser tomada no ano que vem, a partir de decisão do ex-presidente.

A movimentação de Braga Netto se intensificou após Bolsonaro vetar a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No mês passado, ele participou de um encontro que reuniu parlamentares do PL-RJ em Maricá e gravou um vídeo no qual fala em transformar o Rio de Janeiro.

“Quero trazer uma mensagem de otimismo para vocês. O Rio de Janeiro tem jeito. O Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa. Temos que transformá-la realmente e voltar a ser essa cidade maravilhosa”, afirmou.

Braga Netto também foi escalado pelo PL-RJ para aparecer no programa de TV do partido na capital, veiculado semanas atrás.

Foi preciso encaixá-lo numa grade concorrida que também precisava incluir três senadores (Flávio, Romário e Carlos Portinho), o governador Cláudio Castro e os deputados da maior bancada do estado.

“Acreditamos que é preciso garantir segurança, infraestrutura e espaços públicos bem cuidados. Assim, poderemos desfrutar de tudo que a cidade maravilhosa tem a oferecer”, diz o ex-ministro no vídeo.

Os movimentos de Braga Netto têm sido mais tímidos para não melindrar Bolsonaro. O tema, por exemplo, sequer foi debatido em encontro recente dos dois com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Em março, quando a candidatura de Flávio ainda era discutida, o ex-presidente vetou expressamente o nome do ex-ministro durante uma reunião com a bancada do PL-RJ. Ele atribuiu ao general reformado a missão de organizar o PL para ampliar o número de prefeituras no país.

Com a saída de Flávio da disputa, Braga Netto voltou a ser estimulado por deputados bolsonaristas. O deputado Alan Lopes (PL-RJ) já tenta se apresentar, inclusive, como pré-candidato a vice na chapa do ex-ministro. Outro cotado é o deputado Márcio Gualberto (PL-RJ).

 

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo