PolíticaRegional
Tendência

Sucessão em Juazeiro do Norte: Giovanni tem destino incerto para 2024

Spread the love

Juazeiro do Norte. O atual vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, ainda não definiu, mas, conforme pessoas próximas a ele, sua permanência no Partido Social Democrático (PSD) pode estar próxima ao fim. Levado à sigla pelo ex-vice-governador Domingos Filho, que preside a agremiação no Ceará, para compor chapa encabeçada pelo então candidato Gledson Bezerra (Podemos) nas eleições municipais de 2018, Sampaio demonstra descontentamento com a forma como o partido tem se comportado no cenário político cearense, bem como possui discordâncias com membros da cúpula partidária neste município.

Nas eleições do ano passado, o PSD participou da disputa ao Governo do Ceará indicando Domingos Filho na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Ambos terminaram a disputa amargando apenas a terceira colocação na corrida ao Palácio do Abolição, sede do Governo cearense. Giovanni Sampaio, que chegou a registrar candidatura pelo PSD para disputar vaga à Câmara dos Deputados, apoiou o petista Elmano de Freitas, lançado pelo ex-governador Camilo Santana que, além de eleger o correligionário, sagrou-se senador eleito com recorde de votação no pleito passado. Camilo também foi apoiado por Giovanni, que fortaleceu, ainda, a campanha à reeleição do deputado estadual Fernando Santana, também do PT.

Publicamente, Sampaio defende a reeleição de Gledson Bezerra à prefeitura de Juazeiro do Norte. Tem trabalhado, inclusive, para dirimir arestas entre o gestor municipal e o Abolição, com apoio do deputado Fernando Santana, havendo, no entanto, conflitos políticos que colocam Bezerra no campo oposicionista ao governo de Elmano de Freitas, pelo menos até o presente momento.

Nos bastidores, no entanto, o nome de Sampaio é avaliado como aliado de primeira hora de Camilo Santana, podendo ser tal condição determinante à sua indicação na sucessão do próximo ano, com o apoio do hoje Ministro da Educação e do aparato da máquina estatal cearense. Além de Giovanni Sampaio, há outros nomes da base aliada do Governo do Estado com chances de disputar as eleições municipais em Juazeiro do Norte. São os deputados estaduais Davi de Raimundão e Fernando Santana, do MDB e PT, respectivamente.

A reportagem apurou, no entanto, que Sampaio e Camilo tem conversado sobre o tema sucessão em Juazeiro do Norte. Recentemente, conforme fonte próxima a Sampaio, ambos mantiveram conversa telefônica abordando o tema. O dialogo, realizado no final do mês de janeiro, foi curto. Cerca de cinco minutos. Tempo suficiente para que Camilo solicitasse ao aliado que mantivesse seu nome no jogo sucessório do próximo ano. Ouviu do interlocutor que era necessário construir o caminho e que apoios dentro e fora do município eram necessários para o fortalecimento de um futuro projeto eleitoral.

Na conversa com Camilo, o vice-prefeito também teria demonstrado interesse na mudança de sigla partidária. Conforme apurado, o PSB é um dos partidos que recebem a atenção de Sampaio no atual momento. Além dele, o Partido Progressista (PP), presidido pelo deputado estadual Zezinho Albuquerque, também desperta interesses em Sampaio. Este último, inclusive, aliou-se a Elmano de Freitas desde que o nome do então deputado fora apresentado por Camilo na disputa ao Abolição, no ano passado.

“Há tempo para que as decisões sejam adotadas. Giovanni apoia a reeleição de Gledson, como trabalha com muito afinco pelo deputado Fernando Santana se este vier a ser candidato em Juazeiro do Norte. Mas, se Camilo fizer a indicação, pode escrever isso, ele não abre de disputar a prefeitura de Juazeiro do Norte. E sigla partidária não falta para abrigar o Giovanni. Não falta hoje e não faltará amanhã, sobretudo com a mão de Camilo nos ombros dele”, sacramentou a fonte próxima ao vice-prefeito, que pediu para permanecer no anonimato.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo