Cultura

De festas populares ao metaverso: como retorno do Petrobras Cultural pode impactar o Nordeste

Spread the love

Projetos culturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão pontuação extra na Seleção Petrobras Cultural 2024. O edital do programa prevê cota mínima de 15% dos recursos para cada região do País, com prioridade para as regiões com menor representação histórica em projetos aprovados. Ao todo, serão R$ 250 milhões em iniciativas de todo o País, contemplando ações que vão de festivais e festas populares a games e exposições no metaverso.

Na cerimônia de lançamento do edital, que contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura Margareth Menezes, entre outras lideranças políticas, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates ressaltou que o edital tem como intuito privilegiar “sem vergonha nenhuma de dizer isso, as regiões que normalmente não conseguem apresentar projeto ou não conseguem vencer”.

Cada estado terá pelo menos dois projetos contemplados, o que garante a participação efetiva de todos os estados nordestinos. Projetos que incluam mais de uma região também terão pontuação maior na seleção.

O retorno do programa Petrobras Cultural também traz, pela primeira vez, foco em diversidade e inclusão, com reserva de 25% para projetos com realizadores que sejam de grupos sub-representados ou que tratem de temáticas relacionadas às vivências desses grupos. Outra novidade é que, pela primeira vez, o edital foi elaborado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

*DN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo