CotidianoRegional

Construção de CEI’s prometem mudança de paradigma para a educação infantil de Barbalha

Spread the love

A educação vem se tornando cada vez mais uma pauta inegociável para a atual gestão de Barbalha. Atualmente é esperada a construção de mais novos 3 Centros de Educação Infantil (CEI) no município. Os CEI’s são equipamentos de ensino criados para atender o público de zero a cinco anos de idade, pensados para fazer a diferença na comunidade escolhida de forma estratégica, atuando como referência de ensino e creche.

No total, foram investidos mais de cinco milhões e quinhentos mil reais, com recurso do estado, para a execução dos centros educacionais. De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo, responsável pelo acompanhamento da obra, a estimativa de entrega mais próxima são os do Sítio Boa Esperança e Vila Santo Antônio, com mais de 90% de conclusão. O Bairro Malvinas também será contemplado, atualmente, a conclusão do CEI local se encontra por volta dos 60%.

A proposta do prédio é se adequar às novas necessidades da educação, contando com salas modernas e equipadas. Os cômodos bem estruturados trarão o conforto condizente com as demandas pedagógicas. Investir na primeira infância, abrangendo saúde, nutrição, segurança e aprendizagem, conforme indica a OMS, é uma estratégia de baixo custo que contribui para a redução da pobreza, como ressalta o Unicef ao destacar que o estímulo e acompanhamento nessa fase podem quebrar ciclos de pobreza e vulnerabilidade.

Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha, disse acreditar no potencial futuro da educação do município: “Nós queremos garantir que os pais possam se sentir seguros, ao sair para trabalhar, enquanto suas crianças ficam em um ambiente que ofereça uma educação de qualidade. Isso é um investimento tanto para economia de nossa cidade, quanto para o futuro das próximas gerações.”

Com a mesma estrutura para todos, contam com uma Sala de Informática, playground, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório e copa. As crianças poderão ampliar sua forma de conhecer o mundo, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante, através de uma didática que contempla as múltiplas linguagens educacionais.

O secretário de Educação de Barbalha, João Paulo reforçou o compromisso da sua pasta na reestruturação da rede de ensino. “ Nós encaramos tudo isso como prioridade, não somente limitado ao CEI ‘s. Atualmente Barbalha já conta com 12 escolas reformadas, 1 CEI reformado e 3 em construção. Todas as pesquisas na área demonstram que esse é o todo que faz a diferença no planejamento das políticas educacionais a longo prazo.”

*ASCOM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo