PolíticaRegional

André Barreto deixa o PDT do Crato em meio a crise instalada no partido

Spread the love

Roberto Crispim – O vice-prefeito de Crato, André Barreto, anunciou há pouco sua renúncia do Diretório Municipal do PDT, bem como sua desfiliação da sigla partidária. Barreto é o primeiro a movimentar-se oficialmente após nova crise envolvendo o senador Cid Gomes e o deputado federal André Figueiredo, que retornou ao comando do diretório estadual do partido na manhã desta segunda-feira, 02.

Deputados estaduais e federais manifestaram descontentamento às falas de Figueiredo, vistas como ataques diretos a Cid Gomes e ao grupo político ligado ao senador no âmbito do PDT cearense, durante ato realizado no Diretório Estadual do partido, em Fortaleza.

Pelas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Evandro Leitão, disse lamentar o momento que o PDT atravessa, culpa, segundo ele, “do capricho de um pequeno grupo, agindo unicamente de acordo com seus interesses e projetos pessoais, e que está muito longe de representar a maioria dos integrantes da legenda”.

O líder do PDT na Alece, deputado Guilherme Landim, também usou as redes sociais para tecer comentários a respeito da cizânia vivida no PDT do Ceará. “Essa destituição do senador Cid Gomes da presidência do partido é uma ação que fere os princípios da democracia, e é um desrespeito a grande maioria dos membros do Diretório Estadual que compartilham da visão de união proposta por ele”.

O líder do governo na Assembleia, deputado Romeu Aldigueri, também do PDT, disse que Cid “foi retirado do lugar onde tentava construir o diálogo, a unificação partidária, apaziguar ânimos e fazer avançar o projeto de estado sonhado por varias gerações (…)”.

André Barreto, vice-prefeito de Crato, utilizou-se de Nota encaminhada à Imprensa para esclarecer sobre seu desligamento do PDT cearense. Conforme Barreto, a decisão tem como fator determinante a destituição de Cid Gomes do comando da sigla no estado, bem como as divergências crescentes que o PDT vem contabilizando nos últimos meses.

Nesta segunda-feira, diversos prefeitos ligados ao PDT buscaram contatar o senador Cid Gomes. A intenção é saber qual direção o grupo comando por Cid irá adotar após o senador ter sido destituído do comando do partido no Ceará. O Portal ouviu deputados ligados a Cid e prefeitos que fazem parte do grupo comandado pelo senador. Há um claro sentimento de revolta e solidariedade dos aliados de Cid. Mais que isso: já há quem defenda a abertura de diálogo com líderes nacionais de siglas partidárias que possam receber possíveis dissidentes do PDT.

Um dos parlamentares ouvidos pelo Portal nesta segunda-feira, e que pediu para não ter a identidade revelada, informou que a maiorias dos apoiadores de Cid preferem uma sigla próxima ao governo de Elmano de Freitas (PT). No entanto, o interlocutor observou que o PODEMOS pode ser o caminho do grupo, visto já orbitar o campo político ligado a Cid Gomes. “Tem só que se trabalhar o realinhamento do partido. Se for o Podemos, queremos que haja a aproximação junto ao governo e, evidentemente, a retomada da parceria que existiu entre nós (o grupo Cidista) é o PT cearense”, revelou a fonte.

Veja a NOTA divulgada pelo vice-prefeito de Crato, André Barreto:

“Considerando as disputas internas do Partido Democrático Trabalhista – PDT no Diretório Estadual do Ceará que contrariam minhas convicções no diálogo e no bom debate político como forças fundamentais para o desenvolvimento do nosso povo; Considerando ainda, a injusta destituição, na minha opinião, do Senador Cid Gomes da presidência do Diretório Estadual, comunico a minha renúncia à Presidência do Diretório Municipal do PDT no Crato e pedido de desfiliação, seguindo o caminho do grupo liderado pelo Presidente Lula, pelo Governador Elmano, pelo Ministro e Ex-Governador Camilo Santana, pelo Senador Cid Gomes e pelo Prefeito Zé Ailton. Agradeço aos companheiros do PDT pelo apoio que recebi ao longo dos últimos anos em todas as lutas travadas pelo desenvolvimento do nosso querido município do Crato”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo