Trump gastou US$ 2 mi em anúncios de Facebook contra o impeachment

O presidente dos EUA, Donald Trump, patrocinou mais de 1.800 postagens contendo a palavra “impeachment” na última semana e gastou até US$ 2 milhões no processo de acordo com uma análise da pesquisadora Laura Edelson, da Universidade de Nova York.

Segundo Laura, os anúncios foram vistos entre 16 milhões e 18 milhões de vezes nos últimos sete dias. Ela também estima que Trump tenha gasto entre US$ 600 mil e US$ 2 milhões durante o período.

Nos anúncios, Trump pede aos usuários do Facebook que se unam à “Official Impeachment Defense Task Force” (Força-Tarefa Oficial Contra o Impeachment) para “saber quem ficou ao seu lado quando realmente importava”, entre outras mensagens.

De acordo com a análise, a página do vice-presidente Mike Pence se uniu ao esforço e gastou mais de US$ 700 mil entre 22 e 28 de setembro. Um dos post patrocinados fala que “os democratas se fortalecem silenciando e intimidando apoiadores como VOCÊ. Eles querem tirar o SEU VOTO”.

O objetivo das postagens é coletar informações de usuários e entender suas posições em diferentes assuntos de campanha, explica Laura.

Nick Clegg, ex-vice-primeiro ministro do Reino Unido, é o vice-presidente de comunicações e assuntos globais do Facebook. Em 24 de setembro, ele disse que a rede social não está verificando os fatos publicados por políticos em posts patrocinados. Para os críticos, os homens públicos, dessa forma, poderão disseminar livremente informações incorretas, ódio e abusos.

RESUMO

  • Um relatório divulgado por uma pesquisadora da Universidade de Nova York mostra que o presidente dos EUA, Donald Trump gastou até US$ 2 milhões em 1.800 posts pagos no Facebook;
  • As postagens tinham como tema uma “força-tarefa” contra o impeachment de Trump;
  • O objetivo das postagens é coletar informações de usuários e entender suas posições em diferentes assuntos de campanha.

 

*Da FORBES Brasil com Reuters 

 




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