CotidianoRegional

Missão Velha tem a menor taxa de mortalidade infantil dos últimos 10 anos

Spread the love

A gestão municipal de Missão Velha, por meio da secretaria de saúde vem travando batalhas e batendo metas na melhoria da saúde do município e uma delas é reduzir a mortalidade infantil e materna. A taxa de mortalidade do município teve uma diminuição expressiva no último ano. A queda acentuada é destaque entre os municípios da área descentralizada de saúde do Juazeiro do Norte.

No ano de 2022 a secretaria realizou monitoramentos e várias ações que culminaram numa redução de 8 óbitos, para 2 óbitos no ano, em número absoluto. A taxa de mortalidade infantil do município caiu de 13/1000 nascidos vivos para 3.62/1000 nascidos vivos. Esse número classifica o município de Missão Velha com a mais baixa taxa de mortalidade infantil nos últimos anos, em série histórica, da Regional, que compreende os municípios de Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

De acordo com a assessora técnica de políticas estratégicas da secretaria de saúde, Edilasy Mariz, essa taxa de mortalidade infantil demonstra o bom trabalho de promocao, prevenção que o município está fazendo nas unidades básicas e por meio de reuniões com coordenadores discutindo indicadores e ações que atingiram metas.

Entre as ações realizadas pela gestão destaca-se o fortalecimento da política hospitalar, com foco na ala obstétrica; contratação de profissionais da área, metas atingidas de taxa de ocupação da ala obstétrica do Hospital Geral de Missão Velha (HGMV); implantação do núcleo de epidemiologia e organização da sala de vacina pro recém-nascido; PREVINE Brasil, campanhas de vacinação infantil; semana do bebê; palestras sobre aleitamento materno e sua eficácia; contratacao de uma obstetra para conduzir o pré-natal de alto risco municipal, selo Unicef; ações intersetoriais com as secretarias de assistência social e educação promovendo ações para a primeira infância.

Para o prefeito, Rosemberg Macedo (Dr. Lorim), a redução da mortalidade infantil deve-se a investimentos na qualidade de treinamento das equipes de saúde. “Foram investimentos na assistência às gestantes, com capacitação e humanização dos profissionais, além do atendimento mais rápido e humanizado no pronto atendimento”, disse o prefeito.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo