Mundo

Mauro Vieira critica falta de acordo na ONU sobre guerra

Spread the love

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse ser “lamentável” e “moralmente inaceitável” a falta de um acordo para a guerra entre Israel e Hamas mediado pela ONU.

Vieira criticou a falta de uma resolução liderada pelo Conselho de Segurança da ONU e disse que há uma “paralisia na organização”.

O ministro ressaltou que, enquanto esteve a frente do Conselho, o Brasil mobilizou “todos os esforços” em direção a “uma solução para a alarmante situação humanitária na região”.

“Em outubro, ocupamos a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que coincidiu com os trágicos desenvolvimentos em Israel e na Faixa de Gaza. Mobilizamos todos os nossos esforços para reverter a paralisia do principal órgão do sistema multilateral em favor de uma solução para a alarmante situação humanitária na região”, disse, durante fórum realizado pelo governo federal com investidores, no Palácio do Itamaraty.

O Brasil esteve à frente do Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro. Agora, a China ocupa o posto.

Até o momento, o Conselho de Segurança da ONU não chegou a um consenso sobre como lidar com a guerra na Faixa de Gaza. Em duas votações, os membros do órgão não chegaram a um acordo.

“É lamentável, além de moralmente inaceitável, que uma vez mais o Conselho de Segurança não tenha conseguido estar à altura do seu nobre mandato”, disse o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta segunda-feira (6) que a Faixa de Gaza está se tornando um “cemitério de crianças”. Ele também ressaltou que a proteção aos civis é “fundamental”.

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo