Pré-candidatura de Nelinho de Freitas à Prefeitura de Juazeiro do Norte é blefe, garante tucano

Juazeiro do Norte. Uma fonte ligada ao PSDB neste município garantiu à reportagem, na tarde desta terça-feira (1), após solicitar que seu nome não fosse revelado, que o anúncio em torno da pré-candidatura do deputado estadual Nelinho de Freitas (PSDB) é um blefe utilizado por pessoas próximas ao parlamentar para que seu nome se mantenha em evidência em Juazeiro do Norte e em municípios do Cariri cearense. Há pouco mais de um mês, Nelinho teve o nome aventado como provável representante do tucanato cearense na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, em 2020, durante reunião da cúpula do PSDB, em Fortaleza. O anúncio foi feito pelo próprio presidente do diretório estadual do partido, o ex-senador Luiz Pontes.

A estratégia tucana, que tem como finalidade apresentar candidaturas em municípios de maior relevância política e eleitoral no interior cearense, também visa atrair novos filiados ao partido, reoxigenando o ninho tucano cearense e, desta forma, garantir a existência da sigla no cenário político cearense.

“O PSDB ainda se mantém pela figura do senador Tasso Jereissati. É ele quem carrega o partido nas costas. Não fosse o Tasso, o PSDB não existiria na política do Ceará”, avaliou a fonte tucana.

Há cerca de pouco mais de uma década, o PSDB era um dos partidos de maior influência na política do estado. Coexista com o PT e travava embates homéricos no Legislativo cearense, onde possuía a maior bancada parlamentar. O partido, no entanto, vem  perdendo espaço nas Casas Legislativas e com isso vendo minguar seu capital eleitoral.

“O problema são as escolhas. Não vê essa em Juazeiro do Norte? Quem disse que o Nelinho vai disputar a Prefeitura do município no ano que vem? isso não vai acontecer. Pode apostar que isso de ficar dizendo que o deputado é candidato é um blefe. Coisa de assessor que desconhece por completo a política do Juazeiro do Norte. O PSDB não lucra nada com isso. Quem vai ganhar é o próprio Nelinho, que terá o nome mantido nas discussões políticas e nas análises que a Imprensa faz sobre o cenário eleitoral. “, avalia o tucano.

Segundo ele, a aproximação do parlamentar com a ala governista na Assembleia Legislativa (AL) cria dúvidas quanto a própria permanência de Nelinho no tucanato cearense.

“Já estão montando uma base grande pra ele, com outras siglas partidárias. Ligadas ao governo do Estado, inclusive. Não há garantias de que o Nelinho permaneça no PSDB. Ele está deputado tem dez meses e o que fez pelo partido até agora? Nada, Nem fará. Ele não é tucano de coração. Se filiou por causa do pai, eu acho. Duvido que permaneça no partido e que dispute eleição ano que vem”, concluiu.

A reportagem tentou ouvir o deputado Nelinho de Freitas. Duas ligações foram feitas ao número celular do parlamentar. Ambas, no entanto, foram encaminhadas à caixa postal do deputado.

 

*Por ROBERTO CRISPIM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *