Pandemia: ABEMAVI distribui alimentos e kits de limpeza junto as religiões de matrizes africanas e indígena do Cariri

O avanço da pandemia do coronavírus pelo mundo tem alterado o calendário de cerimônias e atividades das religiões de matriz africana e indígena. Marcadas pela oralidade, força da coletividade e intenso contato, o Candomblé, a Umbanda e a Jurema estão passando por um processo de adaptação.

Esta mudança radical, que tem alterado a data de obrigações e recolhimentos, é o resultado do isolamento social, única tática eficaz até o momento para evitar a contaminação em grande escala da covid-19, outra situação também preocupante que muitos dos zeladores, frequentadores, filhos e vizinhos das casas de religiões de matrizes africanas e indígenas do cariri é a insegurança alimentar e acesso a apoios. A Associação Beneficente Madre Maria Villac- ABEMAVI, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica e Serviço- CESE e Fundação Luterana de Diaconia –FLD já distribuiu mais de 80 cestas básicas de alimentos e kits de limpeza para diversas casas de candomblé, umbanda, jurema dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte e ainda pretende continuar nos próximos meses conforme o apoio e parcerias.

A Iyálorixa Célia de Oxum do Ile Axé Oxum Tunji, agradece e lembra: “ continuamos no isolamento social, cuidando de nossos orixás e mais ainda pensando nossos irmãos, vizinhos que estão precisando, esta ajuda chegou em boa hora, em nome da nossa casa agradecemos a ABEMAVI e seus parceiros nesta ajuda neste momento da pandemia”.

“ As Religiões afro do Cariri, são parceiras da ABEMAVI históricas, tem acolhida e nos recebido em diversas ações, lembrando que as casas de candomblé, umbanda, jurema são espaços acolhedores que durante todo o tempo tem ajudado aqueles que precisam, a ABEMAVI apenas quer ser uma aliada neste momento de pandemia, levando o apoio material de alimentos, máscaras, álcool para nossos irmãos que estão precisando, precisamos continuar, precisamos de doações…”, afirma Auxiliadora Soares Presidente da ABEMAVI.

A ABEMAVI é uma das instituições que estão à frente de outras ações solidarias neste momento da pandemia junto as populações LGBT, Mulheres em situação de cárcere, famílias circenses e outras e já atua a mais de uma década no cariri na promoção dos direitos humanos.

 

Maiores informações :
88 2131 3118
E-mail : ongmadremariavillac@gmail.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *