Nordeste terá chuva esta semana

A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia vai ajudar a causar uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Nordeste e permitir a formação de áreas de instabilidade sobre a Região. Pelo menos esta semana, os dias ensolarados e secos darão lugar a muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns locais.

A mudança no tempo começou a ser sentida no domingo, 14 de outubro, em áreas do Piauí, do oeste da Bahia e do sul do Maranhão, que tiveram várias pancadas de chuva. O Instituto Nacional de meteorologia registrou quase 48 mm de chuva em 4 horas na região de Gilbués, no Piauí. A última vez que choveu forte por lá foi em abril! Em Formosa do Rio Preto, na Bahia, choveu aproximadamente 42 mm também em 4 horas.

Onde chove nesta segunda-feira?
Nesta segunda-feira, uma frente fria passa pelo litoral sul da Bahia e áreas de instabilidade começam a se formar em vários locais do interior do Nordeste. Tem previsão de pancadas de chuva com raios no interior da Bahia, por todo o Maranhão, Piauí, Ceará e no sertão do Pernambuco. A maior quantidade de pancadas e as mais volumosas devem ocorrer entre o oeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e o centro-sul do Piauí. Pode chover fraco na região de João Pessoa e de Recife.

Mais chuva na terça-feira
As áreas de instabilidade pelo interior do Nordeste ficam mais fortes na terça e na quarta-feira, 17 de outubro. Nestes dois dias, há previsão de chuva forte e de muitas pancadas de chuva pelo centro, oeste e norte da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Até o fim desta semana, pode chover no interior e litoral de todos os estados.

 

*Terra

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *