Governo libera R$ 5 bilhões para investimento contra o avanço do novo coronavírus no Brasil

Para tentar conter o avanço do novo coronavírus no Brasil (Covid-19), o governo federal prepara algumas medidas que incluem, também, a liberação de verbas que possam ajudar no combate a essa pandemia. cerca de R$ 5 bilhões em crédito extraordinário foram liberados com esta finalidade via Medida Provisória (MP).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a afirmar que o dinheiro era suficiente para “aniquilar” o coronavírus. Segundo o titular da Pasta, “já existe bastante verba na saúde” e o que se precisa no momento é desse dinheiro extra.

A edição da MP foi discutida juntamente com consultores do Senado Federal, que se manifestaram favoráveis ao instrumento. O presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que esta é “uma questão emergencial e está amparada pela legislação brasileira”.

Apesar da verba extra liberada, dirigentes do Ministério da Saúde não descartam a adoção de medidas mais duras de isolamento social. Na última quarta-feira (11), uma portaria publicada determinou o isolamento das pessoas que tenham suspeitas do coronavírus. Até o momento, esta foi a única decisão a nível federal deste tipo.

Alguns Estados, porém, já tomaram atitudes mais intensas, como por exemplo, a suspensão gradual das aulas em São Paulo e no Distrito Federal.

De acordo com o último balanço divulgado no domingo passado (15), pelo Ministério da Saúde, o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil chegou a 200. Além disso, outros 1.913 são considerados suspeitos e 1.486 foram descartados.

 

*Marquezan Araújo, da AR+




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *