Gleisi Hoffmann faz balanço político das eleições 2020: “fomos capazes de resistir”

As eleições municipais de 2020 foram realizadas num quadro excepcionalmente difícil, marcado pelas restrições da pandemia, pela redução do tempo e da intensidade das campanhas, a utilização sem limites da máquina pública por candidatos ligados aos governos e pela proibição de coligações proporcionais. Estes fatores agravaram um quadro adverso que as esquerdas e especialmente o PT já vinham enfrentando: censura nos grandes meios de comunicação, perseguição judicial-midiática, criminalização da política e disseminação industrial de mentiras nas redes sociais.

O resultado das eleições, principalmente nos grandes centros, se ficou distante de uma vitória e não atingiu a expectativa do PT e das esquerdas, mostrou que fomos capazes de resistir e até crescer em algumas disputas, mantendo o campo de esquerda como alternativa para o país. No caso específico do PT, mantivemos praticamente os índices de votação de 2016, quando sofremos uma grande queda nos resultados eleitorais, e recuperamos cidades importantes do ponto de vista político, econômico e simbólico nos cinturões metropolitanos de São Paulo e Belo Horizonte.

Os elementos para um balanço político e eleitoral de 2020 que apresentamos aqui procuram retratar nosso desempenho na comparação com as eleições municipais anteriores, colocando-as numa perspectiva histórica para evitar tanto a visão derrotista que tentam nos impor quanto uma leitura ilusória diante de uma realidade difícil, mas de forma alguma insuperável.

O que há de positivo no resultado destas eleições é o fruto do esforço de dirigentes de todas as instâncias, dos candidatos e candidatas, parlamentares, governadores, prefeitos (as), vereadores (as) e da militância petista, nosso maior patrimônio. Em nome da Direção Nacional, quero agradecer a dedicação, a coragem e garra petista de cada um e cada uma que participaram de mais essa batalha pelo PT, pelo Brasil e pelo povo brasileiro.

 

*Revista Fórum




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *