Debate CBN: Guilherme demonstra capacidade para governar Barbalha nos próximos quatro anos

O candidato do PDT às eleições municipais de Barbalha, Guilherme Saraiva (Dr. Guilherme 12), apresentou suas propostas para o município em debate promovido pela Rádio CBN Cariri e O Povo Online na última quinta-feira, 29. O candidato mostrou que está preparado para ser gestor do Município, com argumentação e respeito. Geração de emprego, Educação e Infraestrutura foram abordados pelos candidatos.

O pedetista iniciou o debate saudando ao público e aos presentes na Câmara de Vereadores, com o pedido de paz durante a campanha e recriminando o uso de fake news. A primeira pergunta foi sobre a geração de empregos “Nós vamos trazer o Polo da Saúde, o primeiro município que vai dar isenção de impostos, atraindo indústrias. Com a parceria que temos com o governador Camilo e o deputado Fernando, nós podemos gerar de mil a 2 mil empregos diretos”, declarou.

Em relação à saúde, Dr. Guilherme ressaltou que o maior gargalo é nos PSFs. “Graças a Deus Barbalha tem bons hospitais, mas o que a gente percebe é que os pacientes demoram muito para receber resultados de exames, até dois anos nós já identificamos. A nossa proposta é melhorar a atenção básica, valorizar o profissional, humanizar o atendimento. As estatísticas mostram que 90% dos problemas podem ser resolvidos nos postos de saúde. E faltam medicamentos, consultas com especialistas estão em atraso. Temos que melhorar isso”, afirmou.

Educação e Infraestrutura

Na gestão anterior, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Barbalha, Ideb, passou de 3.9 para 5.8, um crescimento de quase dois pontos. Na atual gestão, o índice foi para 6.2, um aumento de apenas 0.4 pontos. “Nós queremos adotar o modelo de Sobral, um dos melhores do Brasil, com foco na educação integral e de tempo integral, transformadora. Dar formação cidadã: valorização do meio ambiente, respeito ao próximo, direitos e deveres do cidadão e competências emocionais”, elencou Dr. Guilherme.

Para a infraestrutura, Dr. Guilherme garantiu que fará a reforma do mercado público, incluindo estacionamento; muro de arrimo do Conjunto Nassau; reforma do estádio Inaldão; construção da nova rodoviária e novas estradas ligando à zona rural e outros municípios. “A nossa meta é fazer 20 anos em 2 para aproveitar os últimos anos do governador Camilo, a Barbalha não pode mais perder essa oportunidade”.

Turismo e Assistência Social

Dr. Guilherme citou as belezas naturais do município e a forte cultura como propulsores do Turismo. “O teleférico está pronto, obra do Governo do Estado. O Caldas, antes da pandemia já estava com dificuldades financeiras, um patrimônio que precisamos fortalecer. Temos grandes possibilidades de alavancar o turismo rural, histórico e de aventura. E com as nossas parcerias, vamos trazer dois cursos de Turismo e Gastronomia. O turismo é integrador, vamos fortalecer a parceria com Juazeiro e Crato, a união vai fazer com que a gente avance muito”, elencou.

A base política do candidato do PDT é voltada para a questão social. “Precisamos resolver o problema de habitação, mas além de doar terreno, tem que ter infraestrutura. Nós não vamos acabar com o vale gás, vamos ampliar, incentivar e crescer o programa de segurança alimentar, cozinha comunitária. Na gestão anterior, o PT construiu 600 casas no Minha Casa Minha Vida. Nossa principal preocupação é com as pessoas mais humildes, temos visto como elas têm sofrido: transporte e iluminação pública caros e muitos abandonam as casas porque não têm condições de se manter”, revelou Dr. Guilherme.

Com experiência em saúde e gestão, Dr. Guilherme 12 tem apoio do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), do deputado estadual Fernando Santana (PT), dos deputados federais André Figueiredo (PDT), Idilvan Alencar (PDT) e José Guimarães (PT), do senador Cid Gomes (PDT) e do ex-governador Ciro Gomes (PDT).

 

*ASCOM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *