CulturaRegionalSilene Santos

De lenda à realidade: Igreja do Horto é dedicada; solenidade reuniu mais de 3 mil fiéis

Spread the love

Mais de 3 mil pessoas marcaram presença na Missa da Dedicação da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, no último sábado, 3. O templo foi sonhado pelo Padre Cícero, barrado pela própria Igreja na época das perseguições do Milagre da Hóstia e retomado na década de 1990 pela Congregação Salesiana.
mil romeiros.

Na despedida, com os romeiros, o religioso afirmou estar emocionado: “Já visitei 120 nações nos últimos oito anos e fico muito impressionado e comovido com a fé que senti aqui em Juazeiro, no modo de rezar, no modo de cantar. Eu quero testemunhar depois, quando chegar à Roma, o que vivi com vocês. O papa Francisco ama o povo de Deus, é muito sensível sempre a todos vocês e, sobretudo, a gente mais pobre, mais simples, quer dizer, como todos nós. Então, eu prometo mandar o saudação de todos vocês e contar o que vivemos juntos”.

Em seu discurso no final da celebração da Dedicação da Igreja, o Cardeal também tocou no assunto do processo de beatificação do Padre Cícero e afirmou: “A causa da santidade não depende de movimentos políticos, de acordos, de palavras ou de visitas aos escritórios”. O religioso encerrou pedindo as orações dos presentes pela processo que ainda está na fase diocesana.

então Diocese do Ceará, embargou a obra da Igreja, “sob acusação de que se tratava de obra dos fanáticos do Padre Cícero”.

Cícero Romão Batista faleceu em 1934 sem ver a obra construída. No horto, restaram apenas as ruínas, que mais tarde também viriam a ser destruídas. A lenda da igreja do fim do mundo nasceu, dessa forma, na narrativa popular dos romeiros que viram o sonho do padrinho não se concretizar.

Em seu testamento, entretanto, o sacerdote deixou para os padres salesianos a incumbência de retomarem a construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Os salesianos chegaram a Juazeiro do Norte cinco anos após sua morte e construíram uma Igreja ao Sagrado Coração de Jesus próxima ao centro da cidade, “mas na mente do romeiro, ali ainda não era a consolidação do sonho do Padre Cícero”, afirma o memorialista Renato Dantas.

Em 1999, após uma série de tratativas com a Diocese de Crato, os padres salesianos conseguiram autorização para construírem uma igreja no Horto, mas, desta vez dedicada ao Senhor Bom Jesus do Horto, de quem o sacerdote também era devoto.

*O POVO

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo