Coronavírus: Em Juazeiro do Norte, Arnon vai preparar equipamentos para receber possíveis pacientes

Juazeiro do Norte.  Dois equipamentos municipais e um federal deverão ser colocados à disposição da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte no combate a proliferação do coronavírus, bem como no atendimento aos pacientes que evoluam para quadros mais graves da doença.  Ontem a tarde (20), após visitar diversos pontos da cidade, o prefeito Arnon Bezerra (PTB) se reuniu com secretários e colaboradores para avaliar os números apontados pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), que registra  24 casos confirmados, de um total de 908 notificações no Ceará. Juazeiro do Norte, especificamente, apresenta um caso confirmado e 4 casos suspeitos da doença.

Durante a avaliação dos números, sugestões foram apresentadas pelos participantes da reunião e discutidas com o objetivo de antecipar ações que possam mitigar  danos à população. Dentre os pontos levantados está a necessidade de criação de locais de acolhimento para tratamento de possíveis pacientes em estado mais crítico da doença, caso o número de confirmações pelo coronavírus cresça de forma exponencial.

O deputado federal Pedro Bezerra (PTB), que acompanhou o prefeito nas visitas realizadas durante grande parte do dia de ontem, sugeriu que o governo prepare e utilize o Hotel Municipal como ponto de acolhimento e tratamento de futuros pacientes. Já o engenheiro José Gláucio da Silva, que trabalha na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), opinou pela utilização de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) que ainda não tenham sido liberados à entrega pelo Governo Federal. O local serviria de abrigo a pessoas em estado de vulnerabilidade social e que encontram-se em situação de rua.

“Nós acatamos as sugestões de forma imediata. Ontem mesmo, determinei um esforço coletivo das nossas Secretarias com o objetivo de uma ampla limpeza em todas as dependências do Hotel Municipal, para posterior utilização do equipamento. Já em relação aos imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida que estão desocupados, nós acionamos a Procuradoria do Município e, por meio dela, vamos solicitar ao poder Judiciário a permissão de uso de todas as moradias possíveis”, informou o prefeito Arnon Bezerra à reportagem, por telefone.

Ele também informou que o Município planeja colocar à disposição da população a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca até o final da próxima semana. O equipamento, construído na gestão passada, estava embargado pela Justiça. “O Judiciário, de maneira sensível, compreendeu que o equipamento que estava embargado pode contribuir de forma decisiva para o salvar de vidas, sobretudo num momento em que toda a humanidade se preocupa com o coronavírus. Nós estamos atuando, desde a semana passada, em regime de urgência para que nós próximos dias a UPA da Lagoa Seca esteja aberta e prestando atendimento à nossa população”, explicou Arnon Bezerra.

Outras ações

Dentro do Plano de Contingenciamento anunciado pelo Município na última terça-feira (17) constam ações relacionadas a área social. Dentre elas, está a manutenção de atendimento pelo Centro Pop, que funcionará em estado de regime especial, para atender e dar suporte às pessoas em situação de rua. A partir de hoje, o equipamento irá disponibilizar, no período das 8h às 12h, alimentação e higienização às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Já a Pousada Social do município, obedecendo determinação do setor de Saúde, permanecerá fechada durante os dias estabelecidos pelo decreto estadual, anunciado pelo governador Camilo Santana no início da semana, evitando, desta maneira aglomerações.

Conforme a Prefeitura, os usuários do Centro Pop já vinham recebendo orientações ao longo do mês com profissionais da Saúde e da Sedest. As recomendações continuarão sendo repassadas pelos profissionais do equipamento.

 

*Roberto Crispim, com informações da Ascom do Município 

 

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *