Consumir proteínas vegetais, fibras e nozes reduz colesterol e melhora pressão arterial

Uma nova análise publicada na revista Progress in Cardiovascular Diseases descobriu que uma dieta que inclui proteínas vegetais, fibras, nozes e vegetais reduz o colesterol, melhora a pressão arterial e melhora outros marcadores para o risco de doenças cardiovasculares.

A dieta é baseada em alimentos comprovados para baixar o colesterol:

42 gramas de nozes (nozes ou amendoins) por dia
50 gramas de proteína vegetal por dia (produtos de soja ou leguminosas dietéticas / feijões, ervilhas, grão de bico ou lentilhas) por dia
20 gramas de fibra solúvel por dia (aveia, cevada, berinjela, quiabo, maçãs, laranjas)
A meta-análise descobriu que seguir este padrão reduziu o colesterol LDL (colesterol ruim) em 17%, enquanto também reduz o colesterol total, triglicerídeos, pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e proteína C-reativa. Também ajudou a reduzir o risco de doença cardíaca coronária em 10 anos em 13%.

“Estudos clínicos anteriores e estudos observacionais encontraram fortes evidências de que uma dieta à base de plantas pode melhorar a saúde do coração”, afirma a autora do estudo, Hana Kahleova, MD, Ph.D., diretora de pesquisa clínica do Physicians Committee for Responsible Medicine. “Este estudo demonstra que certos alimentos vegetais são especialmente eficazes para reduzir o colesterol e aumentar a nossa saúde cardiovascular em geral.”

 

*Minha Vida




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