Consórcio Nordeste poderá receber apoio da China no combate ao coronavírus

Juazeiro do Norte. A indicação de que os nove estados nordestinos poderão receber apoio do Governo Chinês no combate ao coronavírus partiu do embaixador do país asiático no Brasil, Yang Wanming, através do Twitter, na manhã deste sábado, 21. A postagem na rede social surge em resposta a uma carta enviada pelo governador da Bahia, Rui Costa, presidente do Consórcio Nordeste, à embaixada chinesa no Brasil.

No documento, Costa solicita apoio do governo asiático “por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos”. O governador baiano também também aponta à necessidade “de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia”.

Em resposta, o embaixador chinês tuitou: Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. Vamos esforçar por isso”.

A aproximação entre o Consórcio Nordeste e a embaixada da China no Brasil surge diante uma crise diplomática aberta por pronunciamentos do deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido), chancelados pelo Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que apontou a China como responsável pela pandemia do novo coronavírus.

 

*Roberto Crispim, com informações do Bahia Notícias 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *