Benefícios (surpreendentes) das embalagens de vidro para a saúde

Com inúmeras qualidades, nomeadamente o fato de ser quimicamente inerte, o vidro é o material de embalagem ideal para preservar e proteger diferentes alimentos ou bebidas.

Em comunicado, a propósito do Dia Mundial da Saúde, que se celebra nesta quinta-feira, 7 de abril, a Friends of Glass, fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens após a utilização, recorda cinco benefícios únicos do vidro para a nossa saúde.

O vidro preserva 100% do valor nutricional dos alimentos

Ao ser inerte, o vidro não reage física ou quimicamente ao contacto com o seu conteúdo ou com o ambiente. Assim, as embalagens em vidro não retiram ou adicionam nada aos produtos que contêm. Isso garante as propriedades originais dos alimentos, não apenas as organolépticas, mas também as nutricionais, e a qualidade, mesmo em armazenamento prolongado.

É a opção de embalagem mais segura em termos alimentares

As embalagens de vidro não precisam de camadas internas, como vernizes ou plásticos, para evitar a permeabilidade ou corrosão. O vidro pode estar em contato direto e seguro com os alimentos ou bebidas de toda a família e, graças à sua própria natureza inorgânica e às características de seu processo de fabricação (temperaturas muito altas, automação e protocolos rigorosos de controlo de qualidade), é também um material asséptico, que suporta tanto o uso de microondas quanto as altas temperaturas para esterilização, pasteurização ou banho-maria.

É a única opção de embalagem 100% natural

A composição do vidro é 100% natural (areia, carbonato de sódio e calcário) o que garante a máxima qualidade tanto da embalagem como do seu conteúdo, promovendo um estilo de vida ‘guilty-free’. A composição do vidro não envolve qualquer elemento que possa ser tóxico ou perigoso, o que lhe permite ser único material de embalagem que recebeu, até agora, o selo GRAS pela Food and Drug Administration nos Estados Unidos. As embalagens de vidro não apresentam lixiviação ou migração dos elementos que as constituem, e em particular, não contêm bisfenol A, nem ftalatos, acetaldeídos ou outros produtos potencialmente prejudiciais.

Valoriza a preservação do sabor original dos alimentos

Sendo uma embalagem natural, inerte e sem aditivos, é a única que não confere sabor ou odor aos produtos embalados, mesmo em períodos de tempo longos. Os alimentos mantêm as suas propriedades como se viessem diretamente da produção para as mãos do consumidor.

Procura um estilo de vida mais green?

A embalagem de vidro é 100% e infinitamente reciclável, num ciclo fechado em que a embalagem volta a ser embalagem, sem perder nenhuma propriedade ou matéria constituinte. A reciclagem economiza ainda energia no processo produtivo, reduz as emissões de CO2 e evita a deposição em aterro, logo o consumo de produtos embalados em vidro beneficia a saúde de todos e do planeta.

 

*Folhapress




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *