Beatles, Madonna e Adele lideram listas dos mais ouvidos da história

Os rankings da Billboard que medem audiência em rádios e monitoração de venda de discos foram lançados em 4 de agosto de 1958 nos Estados Unidos. Após 60 anos, eles ainda são uma das principais e mais seguras ferramentas para saber o que é sucesso na música norte-americana e em alguns outros países que ganharam edições locais da revista e de seus populares “charts”.

O mecanismo não só serve para fazer um panorama do momento no mercado fonográfico, como seis décadas depois é referência para ajudar a contar a história da música pop e dos artistas que se destacaram desde que a indústria se transformou em algo robusto na economia mundial.

Para comemorar essa marca, a revista compilou listas que trazem quais os artistas que mais tocaram nas rádios dos Estados Unidos nos últimos 60 anos, os discos mais vendidos, os artistas com melhor desempenho ao longo da carreira e até as mulheres que mais se destacaram.

Muitas surpresas apareceram nesse levantamento. É o caso de Chubby Checker e o hit The Twist continuar no topo das músicas mais tocadas nas rádios americanas em todos os tempos mesmo 58 anos após o seu lançamento. Por aqui, a faixa ficou conhecida também em uma versão remix inclusa na coletânea Jive Bunny. A canção mantem quase seis décadas de reinado absoluto nas paradas, apesar de Chubby não ter se tornado um artista muito importante.

Ele só viria a emplacar um hit no topo novamente com Pony Time, de 1961. Desde então, sua carreira é cercada de altos e baixos e hoje, aos 76 anos, divide a atuação de cantor com a de dono de restaurante.

Nesse ranking, a segunda posição é ocupada por Smooth, parceria entre Carlos Santana e Rob Thomas, no popular disco Supernatural, de 1999. Foram 30 semanas no top 10 da Billboard, sendo dez delas no primeiro lugar.

O top 3 é fechado por outra canção antiga: Mack The Knife, de Bobby Darin (no melhor estilo big band). Assim como Chubby, o cantor não viria a repetir o mesmo sucesso posteriormente e ainda morreu jovem, aos 37 anos, após cirurgia cardíaca.

Mas as novidades também entram nesse top 10 específico. Logo em seguida aparece Uptown Funk, de Bruno Mars e Mark Ronson, lançada em 2015. A mais recente da lista, no entanto, é Shape of You, de 2017. A música de Ed Sheeran já é a nona mais ouvida da história nos EUA.

A lista com 600 músicas é composta prioritariamente por baladas românticas, pop, soul romântico e pouco rock (quando as bandas de rock aparecem, geralmente é com baladinhas). Jewel, LeAnn Rimes e Debby Boone, que fazem a linha pop lentinho dos Estados Unidos, se destacam lá, mas aqui são meras desconhecidas. Bandas que por aqui enchem estádios, como Metallica e Iron Maiden, não aparecem.

Artistas mais bem-sucedidos

Nem sempre ter a música mais ouvida da história garante sucesso. Um trabalho consistente e vários hits nos rankings ao longo dos anos acaba sendo mais importante. A prova disso é que os Beatles, que só aparecem na lista de mais tocados a partir da 12ª posição, ainda é a banda mais ouvida da história nas rádios norte americanas. Madonna e Elton John fecham o pódio dessa listagem.

Uma curiosidade aqui é a presença de Janet Jackson à frente do irmão Michael. Ela, que ocupa a sétima posição entre os artistas mais ouvidos prova que, muitas vezes, a indústria prioriza certos mercados para trabalhar alguns artistas e desprezam outros.

No Brasil, dificilmente alguém saberia dizer de cabeça o nome de uma música de Janet, enquanto é fácil listar vários sucessos de Michael.

Da nova geração (artistas surgidos dos anos 2000 pra cá), o destaque vai para Rihanna, que belisca a décima posição de cantores mais bem-sucedidos na história, superando nomes como Rolling Stones, Paul McCartney, Bee Gees, Usher e Chicago.

Depois dela, só Taylor Swift e Katy Perry conseguem mostrar consistência de sucessos e aparecer no top 30.

Discos x Rádios

Um dado interessante dos levantamentos é que nem sempre o artista que se destaca em rádio vai vender muitos discos e vice-versa. Adele, por exemplo, tem só três hits entre os mais tocados da história. No entanto, é dona do disco mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos, o fenomenal 21.

A segunda posição é surpreendente e ocupada pela trilha sonora de A Noviça Rebelde. Thriller, de Michael Jackson, fecha o pódio. O top 10 ainda garante espaço para uma artista da nova geração: Taylor Swift ocupa a quarta posição com Fearless, de 2008.

O rock, na lista de álbuns, garante três postos: Born In The Usa (5º), de Bruce Springsteen, Jagged Little Pill (7º), de Alanis Morrissette e All The Right Reasons (9º), do Nickelback. O rap só aparece na 24ª posição com o disco Please Hammer Don’t Hurt ‘Em.

Mulheres que brilham

As mulheres foram um capítulo à parte no levantamento da Billboard. E nesse ranking quem brilha absoluto é Madonna, artista feminina que mais semanas permaneceu nas paradas das rádios do país natal. Atrás dela, vem Mariah Carey e Janet Jackson. Rihanna (5ª), Taylor Swift (8ª) e Katy Perry (9ª) já integram o top 10 apesar do pouco tempo de carreira.

Apesar da garantia de ter o disco mais vendido, Adele só aparece lá na 28ª pósição entre as mulheres mais ouvidas em todos os tempos nos Estados Unidos quando o assunto é rádio. Alanis, outra que tem um disco entre os mais comprados, não é vista no top 60, mas sua conterrânea canadense Avril Lavigne (52ª), sim.

Discos mais vendidos de todos os tempos

1 – 21 – Adele

2 – A Noviça Rebelde – Trilha Sonora

3 – Thriller – Michael Jackson

4 – Fearless – Taylor Swift

5 – Born In The Usa – Bruce Springsteen

6 – Ropin’ The Wind – Garth Brooks

7 – Jagged Little Pill – Alanis Morissette

8 – Doutor Jivago – Trilha Sonora

9 – All The Right Reasons – Nickelback

10 – Tapestry – Carole King

Mulheres mais ouvidas na história

1 – Madonna

2 – Mariah Carey

3 – Janet Jackson

4 – Whitney Houston

5 – Rihanna

6 – Olivia Newton John

7 – Aretha Franklin

8 – Taylor Swift

9 – Katy Perry

10 – Diana Ross

 

*Portal R7

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *