CulturaSilene Santos

Festival de Cannes com recorde de realizadoras na competição oficial

Spread the love

A76ª edição do Festival de Cannes, programada para maio, foi apresentada hoje em Paris pela executiva alemã Iris Knobloch, a primeira mulher a presidir ao festival, juntamente com Thierry Fremaux, delegado-geral.

De acordo com a lista anunciada, a competição oficial pela Palma d’Ouro terá um reforço de filmes dirigidos por mulheres, com a presença de Alice Rohrwacher, Jessica Hausner, Kaouther Ben Hania, Justine Triet, Catherine Breillat e Ramata-Toulaye Sy.

A agência France Presse lembra que ao longo da história do festival, apenas duas diretoras ganharam a Palma d’Ouro: a francesa Julia Ducournau em 2021, com “Titane”, e a neozelandesa Jane Campion em 1993, com “Piano”.

Na competição oficial, também estarão filmes de diretores renomados, como Nani Moretti, Aki Kaurismaki, Ken Loach, Marco Bellocchio, Wes Anderson e Hirokazu Kore-eda.

O diretor alemão Wim Wenders e o chinês Wang Bing terão uma participação dupla no festival este ano, dentro e fora de competição.

Wim Wenders retorna a Cannes com “Perfect Days”, rodado no Japão, na competição oficial, e “Anselm (Das Rauschen der Zeit)”, nas sessões especiais. O mesmo acontece com Wang Bing, com o documentário “Jeunesse” na competição, e “Man in Black”, fora dela.

O júri da competição oficial será presidido este ano pelo diretor sueco Ruben Ostlund.

Cannes também apresentará o documentário “Retratos Fantasmas”, do diretor brasileiro Kléber Mendonça Filho, “Cerras Los ojos”, o primeiro filme em quase trinta anos do diretor espanhol Victor Erice, e os já anunciados anteriormente “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese, e “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, de James Mangold, que será lançado nos cinemas portugueses em junho.

O filme de abertura do Festival de Cannes será “Jeanne du Barry”, dirigido e estrelado pela cineasta francesa Maiwenn, com a participação do ator Johnny Depp.

Da programação revelada hoje, na seção “Un Certain Regard”, será apresentado o filme “A Flor do Buriti”, dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, filmado com o povo indígena Krahô, do Brasil.

Os dois diretores retornam a uma seção onde em 2018 venceram o prêmio do júri com o filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018).

A 76ª edição do Festival de Cinema de Cannes acontecerá de 16 a 27 de maio.

Na próxima semana, os filmes escolhidos de dois programas paralelos do festival, a Semana da Crítica e a Quinzena dos Realizadores, deverão ser anunciados.

Sabe-se que o diretor de fotografia Rui Poças fará parte do júri da Semana da Crítica, enquanto a Quinzena dos Realizadores homenageará “Vale Abraão” (1993), de Manoel de Oliveira, colocando no cartaz oficial uma imagem da atriz Leonor Silveira, protagonista do filme

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo