CotidianoRegional

No Ceará, Lula reafirma promessa de terminar Transnordestina até 2027, após atraso de 14 anos

Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu como prazo para concluir as obras da ferrovia Transnordestina até o primeiro trimestre de 2027. A data foi firmada durante a visita do petista a Iguatu, no Ceará, nesta sexta-feira (5), para acompanhar os trabalhos no canteiro de obras. O mandatário ainda assinou a ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco.

O petista reforçou o prazo anunciado pelo presidente da Transnordestina Logística (TSLA), Tufi Daher Filho, de que, entre o fim de 2026 e o início de 2027, toda a obra estará concluída.

Lançada em junho de 2006 na cidade de Missão Velha, no Ceará, a ferrovia Transnordestina era orçada em R$ 4,5 bilhões e tinha prazo de conclusão para 2010, quando o Governo Lula planejava que os trens de carga estivessem interligando polos produtores do interior dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco aos portos das grandes Recife e Fortaleza. Contudo, 14 anos depois, a obra ainda não foi concluída e já está orçada em R$ 14 bilhões, mais que o triplo do valor inicial.

OBSTÁCULOS
Na visita a Iguatu, o presidente ainda relembrou o início da obra, que ele disse ter sido um pedido do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes em 1989 durante uma visita de campanha ao Crato, no Cariri cearense.

“Fiz 33 reuniões com o Cid Gomes, o Eduardo Campos e o Wellington Dias quando eles eram governadores, com a direção da Transnordestina e com a Dilma Rousseff, que era chefe da Casa Civil, e toda reunião surgia um problema: era questão ambiental, falta de licença, supressão da vegetação, falta de dinheiro desapropriação… Era um verdadeiro inferno colocar essa ferrovia para funcionar”, disse.

“E agora fiquei mais feliz porque o Tufi disse que a ferrovia carrega carga, mas também pode ser preparada para carregar humano e ser um trem de passageiros para que as pessoas possam viajar mais confortavelmente de trem e de forma mais segura”, concluiu.

*DN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo