CulturaRegionalSilene Santos

Parque da Cidade de Barbalha é entregue requalificado para fortalecer a cultura e o lazer no Cariri

Spread the love

Barbalha em festa. O Parque da Cidade, palco de importantes eventos populares do município e do Cariri, foi entregue pelo governador Elmano de Freitas nesta quarta-feira (29). A entrega ocorreu após obras de requalificação e ampliação, e marcou o início da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro. Os festejos acontecem no município até 13 de junho, com expectativa de receber 500 mil pessoas.

A solenidade também teve as presenças das secretárias Onélia Santana, da Proteção Social, e Augusta Brito, da Articulação Política; do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva; entre outras autoridades.

Palco da cultura e do bem-estar comunitário
O Governo do Ceará investiu mais de R$ 17 milhões para deixar o Parque da Cidade de Barbalha moderno e com mais espaços para atividades culturais, esportivas e de lazer. As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A aposentada Geralda Alves, 77, estava ansiosa para ver como tinha ficado o novo espaço que, para ela, é sinônimo de festas e lembranças marcantes. “Ele não era assim, agora está bonito, bonito, para a gente dançar forró, fazer nossas festas”, comemorou.

Moradores e visitantes agora têm novos quiosques, quadra poliesportiva coberta e com arquibancadas, uma areninha, ciclovia, quadra de areia, brinquedopraça, pistas de skate e de salto, vestiários e sanitários reformados.

O governador reforçou o apoio para alavancar o potencial de Barbalha para o turismo religioso e cultural do Cariri. “A população merece um local bonito para ir se encontrar, praticar esportes, celebrar suas festas bonitas, como a de Santo Antônio. As pessoas trabalham muito e têm o direito ao lazer, à alegria. Um Parque como esse faz diferença na vida da cidade e no desenvolvimento da região. Nós fazemos obras para cuidar das pessoas”, destacou Elmano de Freitas.

Os olhos da auxiliar de gerência Cláudia Felipe de Sá Barreto, 46, brilharam de alegria diante dos novos equipamentos do Parque, principalmente das quadras de futebol. Cláudia, ao lado de Leonardo Nascimento, de 33, toca a Escola de Futebol do Alto do Rosário. O projeto, iniciado em 2007 pelos dois, atende cerca de 110 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.

“Quando a gente começou, antes da primeira areninha [localizada fora do Parque], eles jogavam na terra batida. Desde que inaugurou a areninha, entramos em parceria com o município, e temos os horários para as aulas. Com esses novos espaços do Parque espero que a gente tenha bastante oportunidade para trazer para cá. Está muito lindo, belíssimo”, ressaltou Cláudia.

No Parque, também foram realizados serviços de urbanização e paisagismo no espaço, com a revitalização de áreas verdes, nova iluminação e áreas de estacionamento. A área total é de 76.259,30 metros quadrados.

Maria Hiale Andrade, 20, e Danilo da Silva definiram o novo espaço como acolhedor para eles e os filhos, Laura, 4, e Denis, 1. “É super especial para as crianças, para eles se divertirem, mas também para nós. Tem muitas áreas boas, muito mais lindo que antes. Estou me sentindo muito bem, acolhida”, disse Hiale.

Onélia Santana, secretária da Proteção Social, falou que o espaço tem equipamentos do Mais Infância Ceará, programa desenvolvido pela SPS, para reforçar a convivência das famílias e o desenvolvimento das crianças. “É dever do Estado garantir saúde, educação e lazer. Portanto, o Parque é um espaço para a convivência, oportunidade e desenvolvimento”, garantiu.

Emocionado, o prefeito Guilherme Saraiva afirmou que a entrega representa um sonho realizado. “Quando iniciamos a gestão, esse Parque estava coberto de mato, sem a parte esportiva, que agora tem. A parceria com o Estado foi fundamental. Esse Parque é para nossa população. Vamos zelar”, pontuou.

*ASCOM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo