Mundo

Biden anuncia mais apoio militar dos EUA em encontro com Zelensky

Spread the love

As novas remessas incluirão “munições, artilharia, veículos blindados”, disse Biden, citado pela agência francesa AFP.

Biden não especificou o valor do novo pacote, mas um alto funcionário norte-americano disse à agência espanhola EFE que está avaliado em 375 milhões de dólares (cerca de 1 bilhão e 300 milhões de reais).

A mesma fonte disse que o novo pacote de assistência inclui armas que os Estados Unidos já enviaram à Ucrânia, como artilharia, munições, veículos blindados e foguetes de artilharia de alta mobilidade (Himars).

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a ajuda militar de Washington a Kiev ascendeu a 37,3 bilhões de dólares (cerca de 186 bilhões de reais), anunciou hoje o Departamento de Defesa norte-americano.

O anúncio do novo pacote ocorre dias depois de Biden ter autorizado os aliados de Washington a fornecer caças norte-americanos F-16 à Ucrânia.

Zelensky agradeceu a Biden a nova ajuda militar e por estar “ombro a ombro” com ele face à invasão russa da Ucrânia, segundo a EFE.

O líder ucraniano foi o convidado surpresa da cimeira do grupo das sete democracias mais desenvolvidas, o G7, que reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a União Europeia (UE).

 

*FOLHAPRESS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo