Alunos da EEIF Ferreira Benício de Aurora participam do Projeto Jornada Cidadania nas Escolas

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ. A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em: objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS no local de origem dos participantes, planejamento e implementação de ações coletivas: passo a passo, valorização de saberes culturais e tecnologias.

Os desafios desse projeto consistem em vários aspectos socioculturais nas escolas do município, tais como: pensar e discutir com sua equipe o que pode melhorar na sua região, tendo como prioridades, a arborização da nossa escola, os cuidados no interior da escola, como por exemplo, protetores das futuras árvores. Objetivando essa prática, uma Palestra de Conscientização Ambiental para todos da escola e comunidade local será fundamental, como também a ornamentação da parte externa da escola (muros), buscando expressar mais vivacidade à nossa instituição.

O facilitador do projeto – Professor Jamil Torquato relata acerca da descrição do debate coletivo, que desde o início dos esclarecimentos de como procede e quais as finalidades da Jornada Cidadania nas Escolas – 2018, tivemos como foco pensar ações que melhorassem o ambiente físico da nossa escola. A ausência de arborização é o centro dos debates e futuras ações.

Assim, buscaremos envolver toda a comunidade escolar para que num futuro próximo tenhamos árvores em nossa instituição. Palestras de conscientização ambiental serão realizadas, no sentido de que todos se mobilizem e cuidem das mudas das árvores. Bem como de toda a estrutura da escola. Tivemos ainda como consenso ornamentar os muros (parte externa) expressando vivacidade e identidade.

A Jornada será desenvolvida pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente eoutras pessoas relacionadas as escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, organizados em equipes, para a concretização de 5 desafios…

Antes da realização deste encontro com a equipe, já tivemos um primeiro momento com os alunos que compõem o comitê mobilizador. Nossa escola conta com 4 turmas do Fundamental II (6° ao 9° Ano, sendo uma turma de cada série) no turno da tarde, onde desenvolvemos a Jornada Cidadania nas Escolas. A equipe que representa a escola é composta do facilitador, o prof. Jamil Torquato, e 16 alunos, sendo 4 de cada turma. Neste encontro foi esclarecida como se dá a Jornada, a finalidade comunitária, os diálogos que devem ser levantados e a importância cidadã em participar dos desafios. Tivemos um momento muito proveitoso, com o envolvimento da equipe buscando entender as regras dos desafios, bem como pensando sugestões para os próximos encontros.

Estrutura da Escola. Tivemos ainda como consenso ornamentar os muros (parte externa) expressando vivacidade e identidade.

Desafio 3: DA IDEIA À AÇÃO: FAZER UMA AÇÃO COLETIVA NA PRÁTICA

Título da ação: Ação coletiva para arborizar a E.E.I.F. Ferreira Benício.

A ação coletiva tendo como finalidade arborizar a sede da nossa escola havia sido programada em encontro com a Equipe Superação e direção da escola no dia 21/11/2018. A Diretora Geral Maria Tereza nos deu total suporte para realização desta ação. Toda comunidade escolar e os alunos do turno da tarde que puderam colaborar estiveram presentes. Vários alunos e alunas e professores trouxeram mudas e equipamentos para cavar e plantar. Bem como, tivemos doações de mudas da comunidade local. Professores, funcionários da instituição e os motoristas dos transportes também ajudaram a plantar as mudas das futuras árvores.

Programamos que a ação fosse realizada no começo da manhã do sábado 01/12/18, por volta de 7h. De modo que, iniciamos a cavar as covas e plantar as mudas na parte externa da nossa escola e gradualmente realizamos o mesmo procedimento em todo o entorno da instituição.

Percebemos o envolvimento de todos neste propósito. Finalizamos com um breve depoimento do Técnico da Jornada Weggles Araújo, enaltecendo a mobilização e comprometimento da Equipe Superação, do Facilitador, da direção na pessoa da senhora Maria Tereza, bem como o empenho da comunidade escolar presente nesta ação coletiva. O senhor Weggles Araújo também destacou que o propósito da Jornada, motivar e internalizar ações cidadãs foram alcançados com êxito nesta manhã de sábado.
Facilitador: Prof. Jamil Torquato

Comitê mobilizador: Leticya Barbosa Torres (6º Ano U); Francisco Gabriel da Silva (7º Ano U); Maria Luinara Barros da Silva (º Ano U); Maria Valesca da Silva Feitosa (9º Ano U).

EQUIPE: Superação

6° Ano U – Leticya Barbosa Torres Maria Rita Bandeira, Mariana dos Santos Silva, Jordyan Justino Rodrigues e Beatriz de Souza Sales.

7° Ano U – Francisco Gabriel da Silva, Claudiana Pessoa Leite de Araújo, Maria Vitoria dos Santos Souza, Mayara Machado Pereira e Priscilla Tavares Sampaio.

8° Ano U – Maria Luinara Barros da Silva, Mirelly Torres de Araújo, Joyce Maria Leal Leite e Francisco Carlos da Silva Honorato.

9° Ano U – Maria Valesca da Silva Feitosa, Emili Tayná Rodrigues da Silva, Juliana da Silva Mendes e Francisco Gabriel de Jesus Pereira.

De: luiz neto <luiznetopma@hotmail.com>
Enviado: quinta-feira, 6 de dezembro de 2018 08:29
Para: bulhoesroberto@hotmail.com
Assunto: Alunos da EEIF Ferreira Benício de Aurora participam do Projeto Jornada Cidadania nas Escolas

*Assessoria de Comunicação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *